Notícias

Torções são lesões mais comuns, diz especialista.

A proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 lança luz sobre a preocupação dos atletas de elite que precisam se preparar para a competição de “suas vidas” sem comprometer o corpo com as lesões, correndo o risco de ficar de fora dos jogos.O médico ortopedista e traumatologista Anderson Monteiro, que atua na medicina do esporte, comenta que justamente as lesões mais comuns do esporte estão relacionadas às torções.
“Quem pratica esporte está sujeito a lesões. A atividade física previne uma série de doenças, mas sua prática incorreta pode levar a dores e distensões musculares se não houver o cuidado com o aquecimento e o alongamento adequados. As lesões decorrentes de esportes de contato, onde as disputas envolvem contato físico entre os jogadores como, futebol, basquete e handebol, são diferentes das ocasionadas por outras modalidades praticadas individualmente, já que o contato físico aumenta o risco de contusão. As mais comuns são as entorses, também chamadas de torções, ruptura de ligamentos, contusões, distensões, estiramentos e contraturas musculares”.

O ortopedista reforça a importância de um bom condicionamento físico dos atletas para evitar as lesões por meio da fisioterapia desportiva. “Através do trabalho preventivo, realizado juntamente com o condicionamento físico e acompanhamento nutricional, busca-se a melhora no desempenho físico e o bem-estar geral dos atletas. É extremamente importante que as equipes esportivas quebrem o paradigma da vertente curativa da saúde, para promover a prevenção das lesões e possíveis doenças”, alerta Monteiro.

Pré-agende sua consulta

Todos os direitos reservados - © Copyright 2016 - Soma Virtual
Atendimento Online

Não estamos online no momento.. Envie uma mensagem e entraremos e contato.

Dúvidas, reclamações ou sugestões? Gostaríamos de ajuda-lo!

Aperte enter para começar